O uso deste blog visa a interação e divulgação de práticas desenvolvidas na Educação Infantil nas Escolas Municipais e CMEIs do NRE-CIC.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Formação de diretores e pedagogos de CMEIs Agosto

Os encontros de formação dos grupos G1 e G2, foram realizados no NRE-CIC, nos dias 14 e 15 de agosto, respectivamente.
De início, para ampliar o repertório dos participantes, a pedagoga Elaine conduziu a brincadeira cantada “Fui visitar minha tia em Marrocos”, resultando num momento descontraído.
Na sequência, os grupos discutiram as cenas descritas no texto “Para planejar bem o brincar” (Revista Avisa lá, abril de 2008), refletindo sobre o valor dado à brincadeira, a organização dos espaços e materiais e a participação do adulto em cada uma das cenas.
Para aprofundar os conhecimentos sobre o faz-de-conta das crianças pequenas, foram apresentados os vídeos da USP e do CMEI Nossa Senhora da Luz do NRE-CIC com crianças do Maternal I, que reforçaram sobre a importância da contextualização do canto da casinha, da participação do adulto e de como acontecem as interações das crianças desta faixa etária.

Para finalizar o encontro foi apresentada a valiosa experiência do CMEI Santa Felicidade do NRE-SF, resultado de um  percurso de formação dos profissionais, que planejou e organizou os espaços externos para o brincar e promoveu a integração de crianças de diferentes idades.








12 comentários: